Promovendo a criatividade e a expressividade

Oficinas de Criatividade.

As crianças da Karama adoram se expressar e fazer artesanato. Regularmente, nossos voluntários palestinos e estrangeiros ministram oficinas nas quais nossas crianças desenvolvem novas habilidades e descobrem sua criatividade.

Nossos garotos e garotas mergulham num mundo de papel, cola e lantejoulas e têm a experiência de fazer as coisas com as próprias mãos. Desta maneira aprendem a trabalhar sozinhos e em conjunto, desenvolvendo assim,  suas habilidades sociais.

Alguns exemplos de oficinas de criatividade:

- Design de caixas de fósforo: Nós decoramos e reinventamos pequenas caixas de fósforo nas quais colocamos sementes de flores típicas da região.

- Criação de bijuterias: As crianças aprendem a trabalhar com miçanga, linha e agulha e fazem seus próprios colares e pulseiras.

- Oficina de desenho: As crianças fazem aulas regulares de desenho que são as preferidas dos mais pequenos. Eles e elas aprendem diferentes técnicas tais como carimbos, glitter ou desenho em variados suportes.

- Papel Machê

- Colagem: As crianças experimentam recortar e colar formas e cores diferentes.

- Massinha de modelar.

- Projetos de corte e costura.

Dança tradicional Dabka

Foi formado um grupo de nossas crianças para aprender e praticar a tradicional dança árabe Dabka. Várias vezes por semana os garotos e garotas do grupo se encontram nossa sede para ter aulas com um rapaz de fora do grupo. Enquanto eles ensaiam muitas outras crianças ficam assistindo e curtindo a música árabe.

Oficinas de teatro

As crianças da Karama adoram nossas oficinas de teatro. Lideradas por nossos voluntários palestinos e estrangeiros, as crianças descobrem novas maneiras de se expressar, criando cenas e peças. Seu pensamento abstrato e criativo são uma parte chave da aula bem como sua habilidade de improvisar.

Frequentemente as peças são escritas pelas próprias crianças, ajudando-as a encontrar soluções para os problemas da vida real e também a adentrar em mundos de fantasia.

Exposições

A Karama tem projetos culturais que visam descrever o campo de refugiados do ponto de vista das crianças. Nós regularmente convidamos um pequeno grupo de nossas crianças a mostrar o que é importante em suas vidas através de fotografias, desenhos e pinturas, que depois são exibidas em uma exposição. O projeto pretende mostrar as experiências, pensamentos e sentimentos de uma criança refugiada palestina. É uma maneira criativa de estimular as crianças e ajudá-las a expressar sua história e seu presente.